quinta-feira, 28 de junho de 2012

Verdades e mitos sobre castração!


"A castração deixa o animal gordo?"
 FALSO. O animal não engorda devido à castração, e sim pela diminuição de suas atividades físicas. Um animal com passeios diários, que é o indicado por tdos especialistas em animais, dificilmente engordará. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel?"
 FALSO. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante tranquilo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral em uma concentração menor, o animal sairá acordado da clínica e já estará ativo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continuará a ter vida normal.

"A castração evita câncer na fêmea?"
 VERDADEIRO. Não só nas fêmeas como também nos machos. No casos das fêmeas elas estão mais pré-dispostas em função da quantidade de hormônios, mas de forem castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade decâncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão, algo muito sofrido e perigoso para o animal.

"O macho castrado não tem interesse pela fêmea?"
 FALSO. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea que entra no cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

"Castrando os machos eles deixam de fazer xixi pela casa?"
 VERDADEIRO. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriram o hábito de urinar em todos os lugares, por isso é recomendada a castração já com 6 meses de idade.

"Deve-se castrar a fêmea apenas após ela ter dado ao menos uma cria?"
 FALSO. Ao contrário do que alguns pensam, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido filhotes. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais, animais também não sentem prazer no ato sexual, estes agem involuntariamente, apenas por instinto. Se considerarmos a prevenção de câncer em glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se feita antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes, 6 meses em média é o indicado.

" A castração aumenta a expectativa de vida dos animais domésticos?"
VERDADEIRO. Haverá grande aumento da expectativa de vida, devido ao animal se expor menos a riscos, como sair na rua ou ser envenenado, mas principalmente em função de reduzir completamente o risco de câncer de mama e da piometra (infecção do útero), que são as duas maiores causas de mortes nas cadelas. Evita tb tumores de próstata nos machos, tumores transmitidos sexualmente em ambos, cistos ovarianos, evita inclusive alguns problemas de pele. Os riscos também serão diminuídos por ser o parto um evento complexo, ocorrendo mtas vezes complicações e morte de cadelas e filhotes, um evento totalmente traumático para uma família.

"Com o uso de anticoncepcionais nas fêmeas posso controlar e evitar a gravidez?"
FALSO.  É ALTAMENTE DESACONSELHÁVEL a administração de ANTICONCEPCIONAIS nas fêmeas, pois o mesmo é bastante danoso para o organismo, predispondo a uma série de doenças, como tumores, câncer e infecções uterinas gravíssimas. Em último caso, mais último caso mesmo, somente um veterinário de confiança pode aplicar e indicar o anticoncepcional, e isso por no máximo uma única vez, enquanto é agendada a castração do animal. Atendentes de petshop ou qualquer outra pessoa aplicando ou indicando anticoncepcional é o fim do mundo, não cometa esse crime com seu animal.

"Eu sempre arrumo para quem dar os filhotes?"
FALSO, FALSO, FALSO e CONVERSA FIADA. Nem sempre serão encontrados donos responsáveis, e mesmo assim se os novos tutores não forem orientados, os filhotes crescerão e terão outros filhotes, multiplicando o problema. Quem garantirá a vc que este dono procurará lares adequados para os filhotes? Quem acompanhará e recomendará a castração na idade correta? Existem mais filhotes que lares pra recebê-los, não existem lares para tantos, nem tantas pessoas que amam e protegem animais.

"Pra que castra machos?"
 1. Evitar fugas. 2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.5. Evitar tumores testiculares.6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis comoepilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil, etc.
O dono precisa vencer o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal, mesmo pq os mesmos viverão mais anos.

"Pra que castrar as fêmeas?"
 1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.2. Evitar câncer em glândulas mamárias na fase adulta.3. Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.4. Evitar episódios frequentes de "gravidez psicológica" e suas consequências como infecção das tetas.5. Evitar cios.6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua. 7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil, etc.
É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. Se o proprietário não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar cios a cada 6 meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra. A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos, além de aumentar os anos de vidad od animal.

Veja onde castrar a preços reduzidos ou agendando e castrando gratuitamente no Centro de Zoonoses da Compensa, tel. 3625-2655 (somente pela manhã), ou pessoalmente no endereço do órgão, Av. Brasil, atrás do Mini Shopping da Compensa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário