segunda-feira, 28 de março de 2011

Número de cães abandonados nas ruas preocupa moradores de BH

Prefeitura faz campanha para estimular adoção de animais.
Canil da capital recebe em média, por dia, oito cães.


   O número de cachorros abandonados nas ruas de Belo Horizonte tem se tornado motivo de preocupação para os moradores da cidade. Os abrigos de cães estão cheios e a solução encontrada pela prefeitura é uma campanha para a adoção de animais. Sozinhos ou em bando, os cães seguem sem rumo pelas ruas da capital.

“Acontece que os cachorros ficam soltos e eles [a prefeitura] não pegam. Eles não pegam. É perigoso porque ninguém conhece cachorro, é um bicho imprevisível”, disse o vigilante José Filho.
“Muitos atropelados, machucados. A gente vê muitos mancando”, falou a comerciária Mara Lúcia de Oliveira.
   Na Região Noroeste, a quantidade de cães abandonados virou motivo de preocupação.
“Eu que tenho cachorro, que saio para passear final de semana, fico incomodada. Eu vou andando com ele e, às vezes, vem um bando, uma matilha. Às vezes cinco, seis cachorros e eles começam a latir, desestabiliza o meu cachorro e eu fico nervosa”, comentou a jornalista Terezinha Leite.

   Pelas contas da prefeitura cerca de 28 mil cães vivem soltos em Belo Horizonte. No período de janeiro a março, a situação piora, de acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta. “No período das férias, em que as pessoas querem viajar, eles não tem onde deixar seus cães e, infelizmente, abandonam esses cães”, disse Pimenta.
   O canil do Centro de Controle de Zoonoses está cheio. Em média, oito animais são recolhidos por dia. Se ninguém procurar por ele em até 48 horas, o animal é castrado, recebe vacina contra raiva e um microchip com todas as informações sobre ele. Depois é encaminhado para adoção.
No ano passado, 1.858 cães e gatos foram capturados em Belo Horizonte, mas apenas 73 foram resgatados pelos donos.
   A ONG Ninho dos Bichos fechou uma parceria com a prefeitura e vai receber ajuda financeira para alimentar e dar assistência veterinária aos cães. A partir do mês que vem, campanhas vão incentivar a adoção.
“Esperamos que com essa infraestrutura que a gente consiga fazer uma ampla doação de animais, diminuindo a população de rua da cidade”, disse a presidente da ONG, Maria Antonieta Pereira.

Para adotar um cão, basta ligar para a ONG no 3486-2511 ou para o Centro de Controle de Zoonoses da capital: 3277-7413.
Fonte: G1 MG