sexta-feira, 6 de abril de 2012

Chocolate intoxica e pode até matar cães e gatos


Fabíola Cunha 


Menos agrado e mais cuidado. Essa é a dica para quem costuma incluir os animais de estimação nas celebrações e festas de famílias, dando pedaços de comida para os bichinhos. 


O conselho é especialmente importante nesta Semana Santa, em que as casas costumam ficar cheias de ovos de chocolate. O alimento faz muito mal para cães e gatos, podendo matar em doses elevadas. 


A vilã é a substância teobromina, presente no cacau. Quanto menor o cachorro, menor a dose de chocolate necessária para causar a intoxicação. Como explica a veterinária Katia Finardi, os cães de pequeno porte, que costumam ficar dentro de casa e conviver mais com os membros da família, são as principais vítimas, pois são pequenos, intoxicam mais rápido e recebem mais "agrados" alimentícios. 


Intoxicado o animal pode apresentar vômito ou diarreia e em casos mais graves, sintomas neurológicos como dificuldade de coordenação motora, excitabilidade e convulsões. 


Ela explica que gatos também são suscetíveis, mas como não sentem-se tão atraídos por doces como os cães, pois não reconhecem o sabor facilmente, acabam sendo menos afetados. 


Para substituir a guloseima, há chocolates especiais para cães no mercado.

Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/animais/89347-Chocolate-intoxica-e-pode-ate-matar-caes-e-gatos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário