sábado, 24 de setembro de 2011

Governo mexicano tenta cuidar de animais apreendidos com traficantes

    Mais de 200 animais viviam em uma propriedade cercada por seguranças.
Entre os animais estão espécies como lobos, leões, macacos e um jaguar
.

Animais apreendidos com traficantes no México (Foto: Associated Press/AP)
A polícia aprendeu mais de 200 animais que vivam um zoológico clandestino em uma fazenda luxuosa, na região central do México. A propriedade era repleta de jardins extravagantes e um estábulo para cavalos de raça. Entre os animais estavam guaxinins, macacos e leões.
O dono do zoológico clandestino era conhecido como "o rei” Zambada, um traficante de drogas e um dos chefes do cartel Sinaloa, preso em 2008. A polícia também confiscou dois tigres e dois leões de um esconderijo de traficantes nos arredores das florestas da Cidade do México.
Colecionar animais selvagens é uma forma de demonstrar poder e status entre os traficantes mexicanos. “O problema é que apesar desses animais morarem em gaiolas grandes e belas, a maioria não recebe alimentação e nem cuidados médicos adequados”, diz Manlio Nucamendi, coordenador do zoológico que cuida dos animais apreendidos e tutelados pelo estado. "É uma psicologia bizarro para as pessoas que mantêm esses animais."
Casal de leões estava desnutridos em fazenda onde vivam  (Foto: Associated Press/AP)
Entre os animais que vivem na instituição coordenada por Nucamedi estão leões, um jaguar e até um elefante. Os macacos apreendidos na casa do traficante vão ser removidos para o Jardim Botânico de Toluca, no México.
Micos apreendidos com traficantes vão morar em Jardim Botânico, no México  (Foto: Associated Press/AP)
Além da crueldade contra os animais, o hábito de colecionar espécies exóticas gera outro problema para o México: a lotação dos zoológicos. "Dentro dos recursos limitados do governo mexicano, há uma série de esforços para garantir o bem-estar desses animais", disse Adrian Reuter Cortes, do grupo de conservação da vida selvagem (World Wildlife Fund) e presidente da associação nacional de zoológicos. "Mas mesmo os zoológicos têm limites, e não podem acolher todos os animais."
Fonte: Do Globo Natureza, com agências internacionais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário