terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ativistas comemoram fim das touradas na Catalunha



Ativistas brindam o fim das touradas na região da Catalunha, na Espanha. (Foto: Albert Gea / Reuters)
As touradas foram definitivamente proibidas neste domingo (25) na Catalunha, na Espanha, após um último evento que acontece nesta tarde, acompanhado por milhares de fãs da atividade em Barcelona.
O banimento das touradas na Catalunha foi aprovado em votação apertada no Parlamento local (68 votos a favor e 55 contra), o que reflete bem a divisão da população sobre o tema. Se mais de 180 mil pessoas assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na proibição, não são poucos os catalães que defendem a volta das touradas já no ano que vem.
Já há um movimento da indústria das touradas para revogar a lei. O Partido Popular, uma das duas principais forças políticas do país, questiona a constitucionalidade da lei catalã.
Além dos grupos de defensores dos direitos dos animais, que nos últimos anos aumentaram a pressão para o banimento das touradas, consideradas um “espetáculo medieval”, as corridas também têm um outro obstáculo de peso para renascerem na Catalunha: a crise da economia espanhola. Isso porque o governo se viu obrigado a cortar os subsídios e vantagens fiscais que eram concedidos aos donos de arenas e fornecedores de animais.




Após Catalunha, Colômbia vota proibição de touradas
Fonte:opera mundi e uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário