quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tartaruga gigante doente, é finalmente resgatada de lago poluído no Vietnã


Especialistas e veterinários unem esforços para salvar uma tartaruga gigante que vive no lago Hoan Kiem, em Hanói, a capital do Vietnã.

 

   Na primeira tentativa de resgatar a tartaruga do poluído lago Hoan Kiem, no Vietnã, há cerca de um mês, o velho animal conseguiu escapar da rede. Desta vez, com cerca de 50 homens, três redes de tamanhos diferentes e duas horas de luta depois, foi finalmente possível fazer o resgate.

   Algumas pessoas que participaram do resgate nadaram ao lado do animal, escoltados por dois barcos, dessa forma conseguiram conduzi-lo a uma gaiola e transportá-lo até uma ilhota para ser avaliado o seu estado de saúde, conta o Malaysia News.

Os socorristas nadaram ao lado do animal enquanto ele era preso pelas redes e o guiaram em direção a uma gaiola gigante

  “Este é um dos animais mais ameaçados do mundo e sabe-se muito pouco sobre eles”, explicou Tim McComark, do Programa Tartaruga Asiática, um grupo de pesquisa e conservação com sede em Hanoi. Os jornalistas locais têm escrito que a tartaruga-gigante-de-carapaça-mole (Rafetus Swinhoei), uma espécie altamente ameaçada e que pesa cerca de 200 quilos, tem sofrido ferimentos sucessivos na sequências dos ganchos utilizados na pesca.


Milhares de pessoas se aglomeraram ao redor de um lago da capital Hanói para observar o trabalho de uma equipe de resgate 


O status que este animal tem no Vietnã deve-se mais à sua história e ao fato de viver no lago Hoan Kiem (Lago do Regresso da Espada), do que propriamente ao fato de ser uma espécie em extinção. “É muito importante em termos culturais”, acrescentou Tim McCormark.

A tartaruga está com feridas abertas no pescoço e nas pernas, possivelmente causadas por lixo e poluentes

 

A tartaruga foi colocada em uma gaiola, onde receberá tratamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário