sexta-feira, 1 de abril de 2011

Região Serrana do Rio: WSPA, UNIFESO e ONGs afiliadas continuam trabalhos após 2 meses da tragédia


  Dois meses após as enchentes que castigaram a região serrana do Rio, a WSPA em parceria com a UNIFESO e suas ONGs afiliadas continuam os esforços para atender os animais que ainda necessitam de cuidados veterinários e alimentação adequada nesse momento pós-tragédia.
Do dia 28 de fevereiro até 16 de março, as equipes de voluntários da UNIFESO e WSPA atenderam 140 animais, além de disponibilizarem suporte veterinário à ONG Estimação (abrigo da Bebete), localizado em Teresópolis, que atualmente tem cerca de 300 animais. Já no município de Córrego Dantas, em Nova Friburgo, foi promovida uma campanha de vacinação que imunizou 47 animais contra cinomose, parvovirose, leptospirose e adenovirose (Vacina octupla – Recombitek Merial). Nesse período, foram ainda distribuídos 220 kg de ração para cães e 30 kg para gatos, além dos 150 kg doados aos cães da polícia local.
Ao todo, já foram atendidos quase dois mil animais, vacinados quase 700 cães e gatos, distribuídas 5,5 toneladas de ração para animais vítimas da tragédia na Região Serrana, com o apoio e trabalho intenso dos voluntários.

Animais para adoção

Desde o início do desastre, a ONG afiliada à WSPA GAPA-MA (Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente) tem feito resgates, distribuído ração e levando atendimento veterinário às comunidades de Itaipava e do Vale do Cuiabá.

Apesar das várias feiras de adoção promovidas pela organização, com o passar do tempo, as adoções dos animais que ficaram desabrigados tem diminuído cada vez mais, e ainda há muitos animais a espera de um novo lar. Segundo Carlos Eduardo, presidente do GAPA-MA, aos cuidados da organização já nasceram 22 filhotes de cadelas que estavam grávidas quando resgatadas. Porém, a maior preocupação do GAPA no momento é com a adoção de cães mais velhos: “As adoções estão lentas. Os filhotes estão crescendo e diminuem suas chances de serem adotados”, relatou Carlos.
Amanhã, dia 19/03, o GAPA-MA vai realizar mais uma das feiras de adoção, na varanda do Parque de Exposições de Itaipava, na Estrada União-Indústria, 10.000, das 09:00h às 15:30h, com um grande lote de lindos animais, em ótimo estado e já vacinados, vermifugados e castrados.

Empresas parceiras

Apesar de um pouco mais distante do epicentro da tragédia, a AMAES - ONG também afiliada à WSPA no Espírito Santo, mobilizou-se para ajudar os animais da Região Serrana por meio da campanha SOS RIO - AJUDEM OS ANIMAIS. A repercussão da tragédia sensibilizou organizações e fabricantes locais de produtos para animais, que decidiram também colaborar aderindo à campanha da AMAES. Foi o caso da Nutriave Alimentos, que doou meia tonelada de ração para cães, e do Grupo HOG VIX / Moraes Alimentos e a ONG Eu Ajudo o Planeta, que juntas doaram quase uma tonelada também de ração canina.

Atenção especial aos cavalos

                                                 
A ONG afiliada à WSPA, Animavida, além de prestar socorro e oferecer ração e atendimento veterinário a cães e gatos, também aproveitou a vasta experiência advinda da atuação pelo bem-estar dos animais de tração da cidade de Petrópolis para atender os cavalos da comunidade quilombola da Tapera, em Itaipava.
A ONG tem levado ração semanalmente, vacinado, vermifugado e tratado os cavalos que ficaram feridos após os estragos feitos pelas chuvas.
Além disso, no último dia 17/03, a WSPA recebeu uma doação da empresa Organnact  composta de suplemento alimentar para equídeos e anti-parasitário externo para animais em geral, especialmente para a Região de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário